Dicionário de Marketing

Nesta seção você encontrará definições sobre os principais
termos utilizados em marketing
 

  A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Y Z  
 

Dicionário - Letra N

NAFTA: Veja North America Free Trade Agreement. Acordo americano de livre comércio. É a denominação dada ao acordo firmado pelos Estados Unidos, Canadá e México.

NÃO ADOTANTES: Grupo de potenciais consumidores que prefere manter as tradições e é refratário às novas idéias- às vezes é chamado de grupo de retardatários. Veja Curva de adoção. Mostra quando grupos diferentes aceitam idéias. 

NASDAQ. Iniciais de National Association for Security Dealers Active Quotations, que é um sistema de informações computadorizadas que abastece corretores em todos os Estados Unidos com as cotações de preços transformados em índice de um grande número de ações. 

NATIONAL INCOME: Renda Nacional.

NEBRASKA FURNITURE MARKET: Comércio de móveis e artigos domésticos fundado pela família Blumkin e adquirido pela Berkshire Hathaway em 1983.

NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO: De acordo com McClelland, é uma motivação social para se superar, que parece caracterizar os entrepreneurs de sucesso, especialmente quando reforçada por fatores culturais.

NECESSIDADE: Qualidade ou caráter de necessário, aquilo que é necessariamente exigência, aquilo que é inevitável, fatal.

NEED: Necessidade do consumidor. Veja Necessidade. Qualidade ou caráter de necessário, aquilo que é necessariamente exigência, aquilo que é inevitável, fatal.

NEGOCIAÇÃO: Acordo entre agências, clientes e veículos, em que se estabelecem preços de compra e venda de tempo e espaço publicitários, que não constam das tabelas impressas, mas que as tomam como referências. 

NEM BUSINESS: 1. Novos negócios. Com a finalidade de atrair novos clientes, algumas agências mantêm áreas com esse título. 2. Ato de o publicitário levar o cliente para jantar num bom restaurante. 

NEOLIBERALISMO. Doutrina político-econômica que representa uma tentativa de adaptar os princípios do liberalismo econômico às condições do capitalismo moderno. Estruturou-se no final da década de 30 por meio das obras do norte-americano Walter Lippmann, dos franceses Maurice Allais, Jacques Rueff e L.Baudin e dos alemães Walter Eucken, W. Röpke, A. Rüstow. Como a escola liberal clássica, os neoliberais acreditam que a vida econômica é regida por uma ordem natural formada a partir das livres decisões individuais e cuja mola mestra é o mecanismo dos preços. Defendem o disciplinamento da economia. 

NET: 1. Abreviação de network. Significa rede ou cadeia. 2. Valor líquido expresso em percentagem, sem a influência das multiplicidades causadas por respostas múltiplas. 

Network - Grupo de computadores e periféricos associados e conectados por um canal de comunicações capaz de compartilhar arquivos e outros recursos entre vários usuários. 

NETWORK: Programação gerada pela rede principal e distribuída geralmente por satélite para as emissoras afiliadas.

NEURAL NETWORKS: Veja Redes neurais. Ferramenta de apoio ao marketing que permite simular situações, como vendas futuras, após ser analisado o resultado de um período anterior.

NICHOS DE MERCADO: Grupo definido de indivíduos, menor que o segmento de mercado, cujos participantes podem estar à procura de uma especial combinação de benefícios.

NIELSEN: Importante empresa de pesquisa de mercado que realiza também auditoria e medida de ratings em televisão.

NÍVEL DE CONFIANÇA- Veja grau de confiança.

NÍVEL DE PREÇO: Valor do dinheiro comparativamente num específico período de tempo.

NÍVEL DE SERVIÇO - São indicadores de qualidade dos serviços prestados que demonstram a capacidade de uma empresa em atender as especificações impostas pelos clientes e concorrentes nos segmentos de mercado onde atua.

NÍVEL DE SIGNIFICÂNCIA- Probabilidade de cometer um erro tipo I ao fazer um teste de hipótese.

NO ADVERTINSING: tudo o que não é propaganda é chamado de no advertising, no media ou "bellow the line".

NOME DA MARCA: A parte que pode ser verbalizada, a parte pronunciável, tal como Avon, Chevrolet, Disneyland, American Express, UCLA.

NOME FANTASIA: Nome especialmente criado para divulgar produto ou serviço.

Nominal- Nível de mensuração de dados; caracteriza dados que consistem somente em nomes, rótulos ou categorias.