Dicionário de Marketing

Nesta seção você encontrará definições sobre os principais
termos utilizados em marketing
 

  A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Y Z  
 

Dicionário - Letra I

IGUALDADE DE QUALIDADE- Empresa que tem, ao mesmo tempo, o produto e serviço de melhor qualidade e a clara liderança do mercado. Todavia, como as iniciativas orientadas para a qualidade tornaram- se importantes em maior número de empresas de todos os setores, a alta qualidade tornou- se um critério necessário, embora insuficiente, para o sucesso. Na maioria dos setores, a qualidade de produto tornou- se uma característica igualitária, oferecendo portanto pouca vantagem competitiva.

IMAGEM CORPORATIVA - Conjunto de percepções em relação a uma Empresa, tanto junto a seus consumidores como ao mercado como um todo. 

IMAGEM CORPORATIVA: 1.Imagem de marca. 2. Imagem que uma empresa, produto ou serviço tem junto ao público. Do inglês brand image.

Imagem de Marca - O mesmo que imagem corporativa, mas aplicada a um produto/serviço ou linha deles. 

IMAGEM DE MARCA: 1. Grupo de crenças que os consumidores têm acerca de determinada marca. 2. Uniformidade de todos os elementos internos e externos do ponto de venda. Contribui, junto com os produtos, para tornar "única" a atmosfera característica daquele sistema de franchising.

IMAGEM DO PRODUTO: Forma pela qual consumidores percebem um produto real ou potencial.

IMAGEM MULTI TEMPORAL - Sobreposição de imagens de uma mesma área, coletadas em épocas diferentes. Essas imagens são normalmente usadas na análise da evolução das variáveis estudadas. 

IMAGEM: 1. Representação gráfica, plástica ou fotográfica de pessoa ou objeto. 2. Representação dinâmica, cinematográfica ou televisionada de pessoa, animal, objeto, cena etc.

IMPACT: Veja impacto. 1. Impressão variável provocada no público por uma notícia, fato ou mensagem publicitária. 2. Método forçado, impelido. 3. Impressão muito forte, profunda, causada por diversos motivos.

IMPACTO: 1. Impressão variável provocada no público por uma notícia, fato ou mensagem publicitária. 2. Método forçado, impelido. 3. Impressão muito forte, profunda, causada por diversos motivos.

IMPRENSA AMARELA: Tipo de imprensa sensacionalista, mais conhecida no Brasil como imprensa marrom.

IMPRENSA MARROM: Veja imprensa amarela. Tipo de imprensa sensacionalista, mais conhecida no Brasil como imprensa marrom. 

IN BOUND: No telemarketing é o funcionário que recebe as chamadas; receptivo.

IN PACK: Mensagens promocionais ou de resposta direta empresas e coladas dentro da embalagem.

INCENTIVO DE VENDAS: Dinheiro ou outro fator motivador oferecido a vendedores ou representantes com a finalidade de fazê-los exceder o nível de vendas.

INCENTIVO: Recursos motivadores que tem por objetivo estimular a venda ou compra de produtos e serviços.

Indexação Espacial -Procedimento através do qual é possível selecionar porções bem delimitadas de uma grande base de dados, dentro do espaço geográfico. 

INDICADORES DE VALOR: Expressão mensurável do Atributo de uma Transação (ex.: Rapidez = Número de minutos de espera na fila).

ÍNDICE BIG MAC. É um indicador do poder de compra das principais moedas mundiais, baseado no preço do sanduíche produzido pelas lojas McDonald´s com as mesmas matérias-primas e vendido praticamente em todo o mundo. Criado pela revista The Economist, de Londres, suas variações mensais podem refletir alterações de custos e aumentos ou perdas de eficiência em cada economia na produção dos componentes que entram na produção desse sanduíche. 

ÍNDICE BOVESPA. Também denominado Ibovespa (Índice da Bolsa de Valores de São Paulo), é um número que exprime a variação média diária dos valores das negociações, na bolsa de Valores de São Paulo, de uma carteira de ações de cerca de cem empresas selecionadas. 

ÍNDICE DE AFINIDADE: Coeficiente entre o percentual de participação de um target no total de consumidores de determinado veículo e o percentual de participação desse mesmo segmento na população. O resultado dessa divisão indica o grau de "afinidade" que o veículo tem como target considerado, à medida que, quando maior do que 100, aponta para uma participação do target na audiência maior do que seria esperada se esse veículo fosse horizontalmente dirigido a toda a população. O conceito tem sido mais aplicado à programação de televisão.

ÍNDICE DE PREÇOS: Medida de relação entre o preço de um bem num momento determinado e o preço fixado como padrão, mostrando numericamente suas altas e baixas.

ÍNDICE DE RESPOSTA: Porcentagem de questionários desenvolvidos em uma pesquisa.

ÍNDICE DE RETENÇÃO DE AUDIÊNCIA: Indicador que representa a variação percentual da audiência no início e no final do programa.

INELASTIC DEMAND: Veja Inelasticidade da demanda. Condição pela qual a mudança do preço do produto para mais ou para menos não alteram a quantidade de demanda.

Inflexão- Ponto em que ocorre uma mudança de comportamento de uma curva matemática. A tangente à curva no ponto de inflexão é igual a zero. 

INFLUÊNCIA BOCA A BOCA: Comunicação pessoal sobre um produto entre os compradores - alvo e seus vizinhos, amigos, membros da família e colegas. 

INFLUÊNCIA DE COMPRA MÚLTIPLA: Quando não há um único decisor, como na aquisição de máquina e equipamentos em que a área de produção e técnica deve sempre ser ouvida.

INFLUÊNCIA PESSOAL: Efeito das afirmações feitas por um indivíduo, pelas atitudes ou ações de compra realizada por uma pessoa que, por sua posição desfruta de poder de influência.

INFLUENCIADOR: 1. Pessoa cujo o ponto de vista ou opiniões tem algum peso na tomada de decisão de compra final. 2. Alguém que faz parte do processo, e que, por sua experiência ou autoridade de posição, influencia na decisão de compra de um serviço ou produto.

INICIADOR: 1. Pessoa que sugere pela primeira vez ou tem a idéia de comprar dado produto ou serviço. 2. Em marketing, indivíduo que sugere que a compra deve ser feita.

INOVAÇÃO I: Estratégia de crescimento de mercado em que a empresa de produtos e serviços pode ter em sua em sua missão a inovação como fator diferenciador, para que isto proporcione sempre um aumento de negócios.

INOVAÇÃO II: Integra os Serviços Evocativos. Tem a ver com a presunção, fundamentada em fatos, de que o produto fornecido provém de fonte atualizada e moderna.

INOVADORES: Indivíduos que buscam sempre atualizar suas empresas, quer do ponto de vista administrativo, quer tecnológico.

INPUT/OUTPUT ANALYSIS: Análise insumo/produto, análise de trocas intersetoriais.

INPUT: 1. Informação liberada do mundo exterior para um dispositivo de processamento de dados. 2. Insumo; fator de produção. Também produzido como entrada.

INSIGHT: Expressão usada quando se faz uma descoberta no momento em que se está criando algum texto ou anúncio.

INSTITUCIONAL: Campanha destinada a institucionalizar a marca em geral, em preocupação especifica de vender determinado produto. Veja propaganda institucional. Propaganda com o propósito de promover um conceito ou a imagem de uma empresa.

INSUMOS: Recursos retirados do meio ambiente, como matéria-prima e mão-de-obra, que podem entrar em qualquer sistema organizacional.

INTANGIBILIDADE DOS SERVIÇOS: Características central dos serviços - eles não podem ser vistos, provados, sentidos, ouvidos ou cheirados antes de serem comprados.

INTANGÍVEL: 1. Bem em que não pode ser tocar, impalpável, intocável. 2. Bem cuja reputação não pode ser tocada; é inatacável, ilibada.

INTERAÇÃO- Em análise da variância de dois critérios, o efeito de quando um dos fatores varia segundo diferentes categorias do outro fator.

INTERCEPTO Y- Ponto em que uma reta corta o eixo y.

INTERFACE- Meio conveniente e preciso de o cliente especificar exatamente o que ele necessita. Aspecto importante da customização de massa.

INTERSCIENCE: Estudos de segmentação de mercado.

INTERVALAR- Nível de mensuração de dados; caracteriza dados podem ser dispostos em ordem, e para os quais as diferenças entre valores são significativas.

INTERVALO DE CONFIANÇA- Conjunto, ou intervalo, de valores usados para estimar um parâmetro populacional com nível especificado de confiança; chamado também estimativa intervalar.

INTERVALO DE PREDIÇÃO- Estimativa intervalar de confiança para um valor predito de y.

Intervalo interinterquartil- Metade da diferença entre o primeiro e o terceiro quartil.

Intervalo interquartil- Diferença entre o primeiro e o terceiro quartis.

INTERVIEW: Método de pesquisa em que duas pessoa discutem o tema, baseando-se num questionário estruturado ou não.

INTRANET I - rede de comunicação interna de uma empresa, via Internet, democratizando o conhecimento. Funciona como ferramenta de integração da organização, reforçando a infra-estrutura de comunicação. Qualquer empresa pode ter sua Intranet. As informações e usos da Intranet podem ser os mais variados, como notícias financeiras, troca de mensagens entre funcionários, clipping de jornais, novidades corporativas, enfim, qualquer coisa relacionada ao fluxo de trabalho. Um software impede o acesso a usuários externos. Diversas empresas brasileiras implantaram a Intranet no dia-dia de seus usuários, que através de uma senha, têm acesso a importantes informações da empresa, de qualquer lugar do mundo, otimizando a rotina de trabalho.

INTRANET II: Rede eletrônica local, privada que utilizam os mesmos protocolo da Internet. Tem por objetivo facilitar a comunicação interna das organizações, por meio de uma linguagem cada vez mais universal. É a principal porta de entrada na Internet, pois permite o aculturamento e a aprendizagem para o melhor uso dessa nova mídia.

INTRAPRENEURING: Entrepreneurship na empresa grande, através do qual uma organização procura expandir-se explorando novas oportunidades através de novas combinações de recursos existentes. 

INTRÍNSECO: 1. Algo que está dentro de uma coisa ou pessoa e lhe é próprio, interior, íntimo. 2. Algo que está inseparavelmente ligado a uma pessoa ou coisa.

INVESTIMENTO CONCENTRADO: Aplicação do total dos investimentos em poucas ações.

IP(INTERNET PROTOCOLO): Protocolo de comunicação de dados no qual se baseia a Internet.

IPSIS LITTERIS: 1. Igualmente. 2. Com as mesmas letras. 3. Citação textual.

ISSUE LIFE: Vida útil de uma edição.

ISSUE: Número, edição de uma publicação.

IVC (INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO): Órgão controlador da circulação de revistas.