Dicionário de Marketing
Nesta seção você encontrará definições sobre os principais
termos utilizados em marketing

  A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Y Z  
 

Dicionário - Letra H

HACKER: Indivíduo com grande conhecimento em informática que consegue romper códigos e senhas e entrar em sistemas exclusivos. Ao contrário do que imaginamos, a maior perícia do hacker é conseguir informações privilegiadas fora dos computadores. Por exemplo, liga para o departamento de RH, fingindo ser um funcionário de outra área,e consegue informações confidenciais. Os hackers consideram-se parte de uma "tribo" e todo seu aprendizado dá-se através da troca de informações que ocorre dentro desta "tribo". Esta atitude de trocar informações e compartilhar conhecimento é fundamental, em termos de marketing digital, para esta nova era de profissionais que está surgindo no mercado. O hacker diferencia-se do cracker por não praticar sabotagens ou atos criminosos. 

HANDICAP: 1. Vantagens concedida a outra pessoa com objetivo de igualar as chances. 2. Obstáculos. Restrições. 

HARD SELL: Venda passada. Expressão utilizada para definir abordagens e mensagens de venda direta, de estilo promocional e sem sutilezas. 

HARDWARE: Todo o equipamento, inclusive periféricos de um computador. 

HD: Veja high definition. 

HEAD FONE: Fone de ouvido, equipamento utilizado pelos operadores de telemarketing . 

HEAVY BUYERS: Veja heavy user. 

HEAVY USER I- Consumidor pesado, em inglês. Termo utilizado para designar os consumidores com alto índice de freqüência de um produto.

HEAVY USER: Consumidor de alta freqüência/volume de determinado produto. 

HEAVY VIEWER: Telespectador assíduo. Telespectador habitual. 

HEMEROTECA: Divisão da biblioteca onde se colecionam jornais e revistas. 

HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW: Abraham Maslow foi pioneiro no estudo da motivação humana. De acordo com seus estudos, as necessidades que as pessoas são motivadas a satisfazer se enquadram numa hierarquia. Em cuja base estão as necessidades fisiológicas e de segurança; acima destas estão as necessidades do ego e as de auto - realização. 

HI-FI (HIGH FIDELITY): Alta fidelidade. 

HIPERMERCADO: 1. Ponto -de- venda de varejo, Grande sortimento de produtos, localizado em local com vias de fácil acesso por automóvel e grande estacionamento. 2. Enormes lojas que combinam supermercados e varejo de desconto e de depósito; além de alimentos, oferecem móveis, eletrodomésticos, roupas e muitos outros produtos.

Hipótese- Afirmação, ou alegação, sobre uma propriedade de uma população.

Hipótese alternativa- Afirmação equivalente à negação da hipótese nula; denotada por H¹.

Hipótese nula- Afirmação sobre uma características populacional, envolvendo em geral o caso de não haver nenhuma diferença; denotada por H°.

HIPÓTESE: Suposição a ser comprovada para explicar um fato, teoria ou processo.

HISTOGRAMA DE FREQÜÊNCIAS RELATIVAS- Variante do histograma básico em que as freqüências são substituídas por freqüências relativas.

Histograma- Gráfico em barras verticais representando a distribuição de freqüências de um conjunto de dados.

HISTOGRAMA: Representação histográfica, constituída de uma série de retângulos justapostos que têm por base o intervalo de classe. A área de cada retângulo é proporcional à freqüência da classe correspondente e tem grande aceitação nos casos de distribuição contínua de freqüência. 

Histogramas de probabilidades- Histograma com os resultados dispostos ao longo do eixo horizontal e as probabilidades marcadas no eixo vertical.

HOLDING: Sociedade cujo capital é formado pela maioria das ações de outras empresas sobre as quais exerce controle.

HOME BANK: Serviço via linha telefônica ou cabo, de acesso ao banco. Pode ou não ser interativo.

HOME PAGE: Nome dado à primeira página de um site. O termo popularizou-se e foi confundido com site. A home page é, normalmente, a página que introduz o visitante ao que será visto no site. Também chamada de welcome page. 

HOUSE AGENCY: 1. Agência da casa. 2. Agência de propaganda juridicamente independente, mas ligada acionariamente a um sócio majoritário para o qual ela presta serviços com ou sem exclusividade. 3. Agência formada para atender à própria empresa a que pertence, na house agency, o cliente é de sua agência.