Dicionário de Marketing

Nesta seção você encontrará definições sobre os principais
termos utilizados em marketing
 

  A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Y Z  
 

Dicionário - Letra G

 

GALLUP: Recall de comerciais de televisão.

GAME: Alguma atividade competitiva, envolvendo habilidade, sorte e perseverança por parte do participante, que joga de acordo com certas regras.

Gargalo- toda a operação que gera espera de outras, atrapalhando o fluxo de um processo. 

GATT: Acordo multilateral de comércio destinado à ampliação do comércio internacional. Tem por finalidades a redução dos obstáculos ao intercâmbio comercial (tarifas, cotas) e a fixação de regras para o comércio entre os países membros.

GENERAL RE: Empresa de resseguros adquirida pela Berkshire Hathaway em 1998.

GENERAL STORE: Tipo de lojas que vende artigos das mais diferentes variedades e utilidades. Varejão. Geodésia - Ciência que se ocupa do estudo do tamanho e da forma da Terra (geóide), por meio de medições como triangulação, nivelamento e observações gravimétricas 

GEO-LOCALIZAÇÃO - Localização geográfica de um elemento. 

GEOPROCESSAMENTO - Tecnologia que abrange o conjunto de procedimentos de entrada, manipulação armazenamento e análise de dados espacialmente referenciados. 

Geo-referenciamento - Método que provê uma chave de índices que podem ser usados em conjunto com uma tabela, para determinação das coordenadas de um ponto. Como exemplo, pode-se mencionar os códigos postais, endereços e unidades de censo. 

GEOTECNOLOGIA - Conjunto de ferramentas tecnológicas voltadas para identificação e monitoramento de dados dentro do espaço geográfico. 

Gerenciamento de Categoria - Processo entre fornecedor e o cliente de administração de categorias de produto como unidades estratégicas de negócio, com o objetivo de maximizar venda, eficiência e rentabilidade, satisfazendo as necessidades dos consumidores. 

GERENCIAMENTO DE CLIENTES - Atribuir a gerentes de cliente portfolios de clientes separados e individualmente identificáveis, os quais foram diferenciados por valor e agrupados por necessidades. A missão do gerente de cliente é aumentar o valor de seu portfolio e sua principal responsabilidade será controlar todas as formas de comunicação endereçável ou interativa com clientes de seu portfolio. Cada cliente pode integrar a um único portfolio. Ver também Marketing 1:1, Gerente de capacidades, concorrência orientada para o cliente, Portfolio.

Gerente de capacidades- Em geral, um ex- gerente de produto ou de programa. O papel do gerente de capacidades é descobrir, comprar ou desenvolver os produtos de que um gerente de clientes precisa para melhor atender às necessidades do cliente. A primeira decisão do gerente de capacidades geralmente se refere a se a empresa deve fabricar ou comprar (ver Aliança estratégica).

GESALT: 1. Doutrina relativa a fenômenos psicológicos e biológicos, que veio a alcançar domínio filosófico. Consiste em considerar esses fenômenos não mais como soma de elementos por isolar, analisar e dissecar, mas como conjuntos que constituem unidade autônoma, manifestando uma solidariedade interna e possuindo leis próprias, donde resulta que o modo deve ser de cada elemento depende da estrutura do conjunto e das leis que o reagem, não podendo nenhum dos elementos preexistir ao conjunto. 2. Teoria da forma.

GIMMICH: Efeito visual ou auditivo quase sempre comum a todas as peças de uma campanha de propaganda, é o elemento promocional que não se confunde com o logotipo.

GIMMICK: Item gerador de impacto, geralmente tridimensional, inserido em uma mala- direta.

GLOBALIZAÇÃO: Mudança nas economias nacionais, fechadas e protegidas, para uma economia internacionalizada, sem fronteiras de produção e comercialização dos seus bens e serviços. 

GNP: Veja Produto Nacional Bruto. Valor de todos os produtos ou serviços comercializados no mercado de um país durante um período de tempo determinado, usualmente de um ano.

GOAL OBJECTIVE: Objetivo final de uma campanha.

GOOD WILL: Posse de um bem intangível que permite a um negócio continuar obtendo lucros acima do normal.

GOODWILL CONTÁBIL: veja Goodwill econômico; Goodwill financeiro.

GOODWILL ECONÔMICO: A parcela dos lucros de uma empresa acima do valor contábil.

GOODWILL FINANCEIRO: A diferença entre o preço mais alto pago por uma empresa e o valor contábil de seus ativos.

GPS - Sistema Global de Posicionamento - Sistema de satélites, utilizados em levantamentos geodésicos que transmitem sinais que podem ser decodificados por receptores especialmente projetados para determinar, com precisão, posições sobre a superfície da Terra. 

Gráfico de p- Carta de controle usada para monitorar a proporção p.

GRÁFICO DE CONTROLE- Um dentre diversos tipos de gráficos ( capítulo 12) que ilustram alguma característica de um processo a fim de determinar se há estabilidade estatística.

GRÁFICO DE NP - Carta de controle em que os números de defeitos são marcados de forma que possa monitorar um processo.

GRÁFICO DE PARETO I- Gráfico em barras para dados qualitativos em que as barras são ordenadas de acordo com as freqüências.

GRÁFICO DE PARETO II: Representação gráfica que mostra o número de vezes que um problema ocorre, com suas causas ordenadas, das mais freqüentes para as menos freqüentes. Também usado para mostrar que 80% das vendas de uma empresa decorrem de 20% de seus clientes e que 80% dos lucros procedem de 20% dos produtos- a chamada regra 80/20. 

GRÁFICO DE R- Carta de controle baseada em intervalos amostrais, usada para monitorar variação em um processo.

GRÁFICO DE REPETIÇÕES- Gráfico seqüencial de valores individuais de dados ao longo do tempo, onde um eixo(em geral o vertical) é usado para os valores dos dados, e o outro eixo ( em geral o horizontal) é usado

GRÁFICO DE S- Carta de controle, baseada em desvios - padrão amostrais, usada para monitorar a variação de um processo.

GRÁFICO DE X- Gráfico de controle usado para monitorar a média de um processo.

Gráfico em caixas- Representação gráfica de um conjunto de dados.

GRÁFICO EM SETORES- Representação gráfica de dados em forma de um círculo dividido em setores.

GRÁFICO RAMO- E- FOLHAS- Método de disposição dos dados para revelar sua distribuição.

GRÁFICOS EM PONTOS- gráfico em que cada valor é marcado como um ponto ao longo de uma escala de valores.

GRAHAM-BENJAMIN: O guru da área de investimentos, de quem Buffett foi aluno na Columbia Business School.

GRAU DE ACURÁCIA - Representa a proximidade dos resultados oriundos das observações, computações e cálculos, em relação aos valores reais ou aos valores aceitos como sendo reais. A acurácia relaciona-se com a exatidão do resultado e se distingue da precisão, que se relaciona com a exatidão do procedimento pelo qual se obtém o resultado. 

GRAU DE CONFIANÇA- Probabilidade de um parâmetro populacional estar contido em determinado intervalo de confiança; também chamado nível de confiança.

GRAU DE PRECISÃO - Significa o grau de fidelidade na representação de um elemento, em relação à posição e ao valor reais do elemento representado, dentro de um mapa. Num banco de dados geográficos, a precisão também levar em consideração o conteúdo, a correta identificação de detalhes, a freqüência, a característica temporal dos dados e a sua integridade topológica.

GRAUS DE LIBERDADE DO DENOMINADOR- Número de graus de liberdade correspondente ao denominador da estatística de teste F.

GRAUS DE LIBERDADE DO NUMERADOR- Número de graus de liberdade correspondente ao numerador da estatística F.

GRAUS DE LIBERDADE- Número de valores que podem variar após terem sido impostas certas restrições a todos os valores.

GRID DE VENDAS: Cruzamento de dois interesses do vendedor. O primeiro é objetivar uma venda e o segundo a maneira pela qual ele se interessa por seus clientes.

GROSS MARGIN: Lucro bruto.

GROSS NATIONAL PRODUCT: Veja Produto Nacional Bruto. Valor total de todos os produtos ou serviços comercializados no mercado de um país durante um período de tempo determinado, usualmente de um ano.

GROSS WEIGHT: Veja Peso Bruto. Peso da mercadoria mais a embalagem.

GROUP DISCUSSION: Discussão de grupo. Reunião de elementos representativos de mercado sob orientação de psicólogos, debatem um produto, uma campanha de propaganda, um relatório, um laudo; na discussão de grupo devem surgir os motivos mais profundos que geram a atitude do mercado.

GRP (GROSS RATING POINT): 1.Soma das audiências brutas dos programas em que os comerciais foram colocados. 2. Um elemento de mensuração de mídia; é, em última análise, o número de vezes - ou impactos - em que o comercial atinge o telespectador. Veja custo por cobertura. 

GRUPO DE INTERESSE: Ampla variedade de indivíduos e organizações que têm importância na influência sobre as empresas; normalmente, consideram-se quatro grupos: grupos de interesse do consumidor, grupos do governo, política pública e compradores. A coalizão dos grupos de interesse do consumidor influencia diretamente as empresas e o governo. 

GRUPO DE REFERÊNCIA: 1. Grupo de indivíduos que influenciam o eleitorado. 2. Qualquer agregação interatuante de pessoas que influencie as atitudes ou comportamento de um indivíduo. 

Grupos de controle- Grupo de indivíduos em um experimento que não recebem um tratamento particular.

GRUPOS DE TRATAMENTO- Grupo de indivíduos a quem é ministrado determinado tratamento em um experimento.